Marcadores

terça-feira, 15 de abril de 2014

ANEMIA FALCIFORME

A anemia falciforme é caracterizada por uma mutação genética que forma  a hemoglobina S ,a qual é produzida pela medula óssea e faz com que pessoas baixa oxigenação tenham a forma dos eritrócitos(hemácias) modificadas como se fosse uma foice ,a mesma não tem uma durabilidade muito grande somente cerca de 10 à 20 dias,com isso a medula não tem tempo suficiente para compensar a ausência delas no sangue.
Os sintomas da doença pode aparecer nos bebês de 4 a 6 meses de vida,os quais apresentam dores nos braços,nas pernas,nas costas e na barriga,por causa do entupimento dos vasos sanguíneos pela deposição de hemoglobina deformada,atrapalhando a circulação normal do sangue.
Além dessa sintomatologia ,ela pode causar:hemorragias,deslocamento retiniano,acidente vascular cerebral,enfarte,calcificação dos ossos,dores agudas,insuficiência renal e pulmonar dependendo da vida do portador.
O diagnostico pode ser feita pelo exame de eletroforese de hemoglobina ou precocemente pelo teste do pezinho,o qual pode detectar hemoglobinopatias, como a anemia falciforme.Apesar dos estudos seguirem com a busca da cura da doença,ainda não ha essa disponibilidade ,porem se pode aderir um tratamento que pode aliviar os sintomas e controlar as complicações.
O transplante de medula pode ser a solução para alguns casos mas para outros medicamentos como:QUADRIDERME,FUROSEMIDA,HIDROXUIRÉIA E AC, FÓLICO,podem ajudar bastante o portador a ter uma vida normal ou mais ou menos sem dores ou risco de doenças causadas pelo agravamento da doença.

Nenhum comentário:

Postar um comentário